"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Incentivo à pirataria




















Foto: Rebecca Miller

Em 2008 chegaram de mansinho e arrebataram um dos mais entusiasmantes discos desse ano. Falo-vos dos Pete and the Pirates, uma das bandas que nos faz acreditar que ainda há futuro para a música popular Made in Britain. Aliás, eles e mais umas quantas ligadas à excelsa Stolen Recordings. Antes do fulgurante Little Death, com o projecto Tap Tap, já o líder Thomas Sanders nos tinha dado mostras desta pop oblíqua que não se submete a tendências dominantes. Imbuída de um profundo sentimento de englishness, a música dos P&TP é crua e vagamente melancólica, mas também com a dose certa de exaltação e ternura. Algo para o qual o periódico The Observer encontrou a síntese quase perfeita. Passo a citar: "at their best, Pete and the Pirates sound like The Undertones stumbling into English psychedelia".
Deixando para trás esse passado não muito distante, e olhando para um futuro próximo, há boas novas de um segundo álbum dos P&TP algures no decorrer do próximo ano. Não esquecendo a sua falange de devotos, sequiosos por novas canções, o quinteto de Reading disponibilizou um EP de quatro faixas em versão demo. Como a audição deste Precious Tones permite aferir, é bom saber que a efervescência da música dos P&TP permanece intocada. Melhor ainda, é saber que o dito se encontra disponível para download, legal e gratuito, aqui. Caso estejam reticentes em aceitar a prenda, ou já tenham perdido o hábito de praticar actos lícitos, podem sempre optar pela pré-escuta:


2 comentários:

eduardo disse...

já está a sacar. Obrigado pela dica.

hg disse...

Gostei muito do disco de estreia destes jovens. Andava distraído e não sabia nada deles. Muito agradecido pela dica.