"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Uma segunda juventude

















Nicky Wire, o baixista e principal letrista dos Manic Street Preachers desde o mediatizado desaparecimento de Richey James Edwards, disse um dia que a sua banda era apenas capaz de conceber dois tipos de registos: os discos glam-rock e os discos post-punk. Ora, se o anterior e mui recomendável Journal For Plague Lovers (2009) caía nesta última categoria, é lógico que o novo Postcards From A Young Man enverede pela pompa glam. Podemos então contar com doses massivas de delírios guitarrísticos, mas também com aquele sentimento bigger than life a que os Manics já nos habituaram. Ou seja, Journal... era o sucessor natural do fulgurante The Holy Bible (1994), Postcards... é a sequela possível do platinado Everything Must Go (1996); o disco anterior contava com o artwork de Jenny Saville a sublinhar a neurose, o novo tem Tim Roth na capa (os Manics e o constante flirt com a iconografia da cultura popular...), como que a realçar o espírito de guerrilha letrada que o percorre. Este paralelismo com os dias de glória da banda galesa não é inocente, pois pretende destacar a revitalização do trio que já ninguém esperava, tanto mais que já vão no décimo álbum e, antes do "renascimento" com Journal..., levavam já mais de uma década de estagnação de ideias. Na sua ânsia de grandiosidade, Postcards... não se serve apenas das esperadas secções de cordas - conta também com a novidade dos coros gospel, complemento adequado ao timbre único e hiper-expressivo de James Dean Bradfield. Não faltam também as habituais citações literárias, desta feita a contemplar o recentemente desaparecido JG Ballard. Irados desbocados no passado, por vezes desagradáveis, os Manics já têm amigos notáveis, e Ian McCulloch e John Cale acedem ao convite para dar o seu contributo. No sugestivo vídeo promocional do primeiro single contam com o protagonismo dos talentos emergentes dos actores Michael Sheen e Anna Friel:

"(It's Not War) Just The End Of Love" [Columbia, 2010]

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