"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Às compras, na Slumberland...

Numa visita recente ao sítio da Slumberland Records, com o intuito de adquirir o álbum dos Crystal Stilts, não tive como resistir a outros tesouros à disposição do cliente. Como estes dois, por exemplo:

BLACK TAMBOURINE
Complete Recordings [1999]

Se a importância de uma banda se medisse pelo volume da obra gravada, então os Black Tambourine (BT) não chegariam sequer a ser uma nota de rodapé no Grande Livro da História do Indie Pop. No curto período de vida - em inícios da década passada - deixaram registadas apenas 10 canções, todas elas incluídas nesta compilação. Fortemente influenciados pelas produções de Phil Spector nos idos de sessenta, tal como muitos dos seus congéneres escoceses, o papel dos BT foi determinante na criação das bases para uma "cena" indie pop norte-americana, ao ponto de, ainda hoje, serem citados entre as referências de diversas bandas. Como as Vivian Girls, por exemplo.

MySpace


VELOCITY GIRL
6 Song EP [1993]

Com o fim prematuro dos Black Tambourine, alguns dos seus membros passaram a dedicar-se em pleno ao projecto em que se envolviam simultaneamente, e cujo nome foi retirado de uma das primeiras canções dos Primal Scream- os Velocity Girl (VG).
Antes de assinarem pela Sub Pop, os VG também fizeram parte do catálogo da Slumberland, para a qual gravaram apenas dois singles, cujos temas se encontram reunidos neste EP-compilação. Entre eles está "Forgotten Favorite", uma brilhante canção onde já se vislumbram todos os traços da sonoridade que faria a fama dos VG: uma mistura bem urdida de twee, dream e noise pop.
Após o contrato com a editora de Seattle, como muitos de vós sabereis, os VG tornar-se-iam uma das mais importantes bandas indie pop estado-unidenses com vocalistas femininas de meados de noventas, muitas vezes comparados aos Helium e aos Belly. Cessaram funções em 1997, data a partir da qual a carismática vocalista Sarah Shannon tem desenvolvido uma discreta carreira a solo.

MySpace

Sem comentários: