"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Post-punk em revis(i)ta

Limitado pelo espartilho da canção punk, Howard Devoto abandonou os Buzzcocks ainda em 1977, poucos meses após ter sido um dos membros fundadores. Com o propósito de explorar uma capacidade criativa que não conhecia barreiras estilísticas, reuniu um lote de músicos aventureiros, entre eles o baixista Barry Adamson e o genial guitarrista John McGeoch. Nasciam assim os Magazine, uma das bandas mais inovadoras do período que habitualmente designamos por post-punk.
Escassos quatro anos de vida renderam outros tantos álbuns, nos quais o nível qualitativo foi uma constante apesar das permanentes mudanças no line up. Nos últimos anos, o legado dos Magazine surge mais vivo que nunca, com gente como Morrissey, os Radiohead, ou os Mansun, a confessarem uma profunda admiração pela obra de Devoto e seus pares.
No momento em que surgem dois discos dos Magazine no mercado (a reedição de Play, gravado ao vivo em Melbourne, na Austrália, em 1980; e a compilação da totalidade dos temas tocados nas diversas passagens pelo programa de John Peel na BBC), os sobreviventes da formação clássica da banda anunciam o reagrupamento para um punhado de concertos no Reino Unido, em Fevereiro de 2009. Na guitarra, no lugar de John McGeoch, desaparecido em 2004, surge Noko, membro dos Apollo 440 e antigo companheiro de Howard Devoto nos Luxuria.
Resta agora esperar que, como em tantos outros casos recentes, a reunião extravase as fronteiras do Reino Unido e rume a outras paragens do Velho Continente...

Magazine no MySpace

Sem comentários: