"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Em escuta #34


















CRYSTAL ANTLERS
Crystal Antlers EP [Touch and Go, 2008]

Admito ter sido algo precipitado quando, há alguns posts atrás, questionava as apostas da Touch and Go Records nos últimos tempos. Na altura, desconhecia que a editora de Chicago contasse nas suas fileiras com os Crystal Antlers, dos quais acaba de reeditar o EP de estreia, originalmente lançado em edição de autor na primeira metade deste ano.
A este colectivo californiano não tem faltado quem lhes teça comparações, tanto aos Comets on Fire, como aos Les Savy Fav. Basta ouvir "Until The Sun Dies (Part 2)", o tema de abertura de EP, e percebem-se os porquês: os Crystal Antlers encerram em si o poder caleidoscópico dos primeiros e a energia desmedida dos últimos. No entanto, e como em quase todas as comparações, ainda que justificadas, o paralelismo não deixa de ser redutor, pois à psicadelia e ao impulso punk, cada um dos cinco Antlers adiciona outros ingredientes bem doseados ao estranho cocktail, tais como o garage rock, o lo-fi, e até um órgão omnipresente com laivos de progressivo. Mas, se esta profusão de referências é, per se, uma mais-valia, o grande trunfo dos Crystal Antlers reside na versatilidade da voz de Jonny Bell, capaz de ir da fúria possuída à calma harmoniosa num ápice.
Ao fim dos escassos 25 minutos de duração de EP, sentimo-nos extenuados, quase devastados. Agora, imaginem qual será o efeito do primeiro longa-duração, com edição marcada para o ano que vem.

1 comentário:

eduardo disse...

o pouco que ouvi agradou-me, embora reconheça que não sejam dos mais assesiveis à primeira audição.