"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Explosões sónicas no Chiado

Peter Kember, também conhecido por Sonic Boom, foi em tempos uma das metades criativas dos Spacemen 3. Com o final daquela seminal banda, o ex-companheiro Jason Pierce construiu uma carreira de sucesso ao comando dos Spiritualized, conhecidos pelo pendor orquestral dos seus discos. Coube a Kember, na obscuridade, prosseguir a demanda aventureira daquela banda de Rugby nos dois projectos subsequentes: os Experimental Audio Research (ou E.A.R.), veículo de construção de paisagens sonoras com colaboradores como Kevin Shields, Eddie Prévost e Kevin Martin (a.k.a. The Bug); e os Spectrum, cultores de um certo hipnotismo drone na linha dos Spacemen 3.
Estes últimos, de quem não tínhamos notícias há mais de dez anos, anunciam para o final do corrente ano a edição de On The Wings Of Mercury, o quarto álbum de originais. Isto, alguns meses depois de um disco em colaboração com o célebre produtor Jim Dickinson (Big Star, The Replacements).
Ainda este mês, os Spectrum deslocam-se pela primeira vez a Portugal para dois concertos: dia 26 no Museu Nacional de Arte Contemporânea, vulgo Museu do Chiado, em Lisboa; e no dia seguinte no Theatro Circo. O primeiro destes acontecimentos contará, obviamente, com a presença deste que vos escreve.

Spectrum no MySpace

Sem comentários: