"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 31 de março de 2008

EM ESCUTA #27


















THE GUTTER TWINS
Saturnalia
(Sub Pop, 2008)

Dos nomes que emergiram do underground americano em inícios da década passada, no advento do rock alternativo, poucos são os que ainda desenvolvem um trabalho relevante. Contra todas as previsões, Greg Dulli e Mark Lanegan, dois outsiders desse "movimento", não só sobreviveram, como continuam intensamente activos. Terão sido aliás, os inúmeros afazeres da dupla que terão atrasado a materialização de este projecto idealizado há cinco anos.
Todos aqueles que tenham acompanhado de perto o trajecto destes dois "anjos negros", só poderão receber Saturnalia de braços abertos. E se o peso dos protagonistas fala por si só, o que dizer dos convidados? Martina Topley-Bird, Joseph Arthur, Troy Van Leween (QOTSA), Jeff Klein, entre outros, tudo gente ilustre que ajuda a engrandecer uma obra onde a combinação das duas vozes - o barítono de Lanegan e a voz quente de Dulli - é a estrela maior.
Como saberão de antemão esses mais familiarizados, Saturnalia não pretende operar nenhuma revolução musical. Digamos que, apenas acrescenta mais uma bela dúzia de canções, de fundo tão negro como o céu da fotografia que ilustra a capa, ao vasto repertório dos seus autores. E esta apenas que dizer mais canções de um romantismo dramático, por vezes trágico, onde os temas são os costume: sexo, morte, religião, culpa, redenção...
Musicalmente, vão também beber às fontes habituais como a soul, os blues e da folk, numa combinação que por vezes atinge proporções bigger than life (conferir "The Stations", "God's Children" ou "Idle Hands"). Nota-se no entanto, e apesar de as tarefas da composição terem sido repartidas quase democraticamente, uma clara inclinação para os territórios de Greg Dulli, pelo que, qualquer destas canções não seria elemento estranho nos últimos trabalhos dos Twilight Singers.
Razões de sobra para não perder, ao vivo e cores, no próximo dia 30.

1 comentário:

Shumway disse...

Excelente disco "negro".
Curiosamnete ainda na semana passada consegui arranjar mais um disco dos The Twilight Singers que me faltava - "Blackberry Belle", usado no Ebay, é claro.

Abraço