"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sábado, 4 de janeiro de 2014

R.I.P.



PHIL EVERLY
[1937-2014]

Morreu ontem em Los Angeles, perto de completar 75 anos, Phil Everly, uma das metades da dupla de sucesso The Everly Brothers, juntamente com o irmão Don. O sucesso precoce dos dois irmãos despontou na década de 1950, quando o rock'n'roll ainda gatinhava e ao qual eles adicionavam umas pitadas de country. A outra característica para o reconhecimento imediato, mesmo a principal, foi o enorme talento da dupla para as harmonias vocais, muito em voga à época.

Iniciados nas lides musicais ainda crianças, no seio da Everly Family, cedo os dois irmãos se destacaram dos progenitores, não só pelo referido dom inato, mas também pelo invulgar jeito entre os cantores da altura para escrever as suas próprias canções. Porém, os maiores sucessos datam da época em que estiveram ligados a Felice e Boudleaux Bryant, o casal de hitmakers responsável pela escrita de clássicos como "Wake Up Little Susie", "All I Have To Do Is Dream", ou "Bird Dog". Também a gravação de versões foi uma constante na carreira dos Everly Brothers, chegando inclusive a dar maior visibilidade a temas originalmente gravados por estrelas da dimensão de Elvis Presley ou Roy Orbison. O sucesso retumbante da dupla, assinalado também pelo hit "Crying In The Rain" (1962), foi refreando com o avançar dos sixties, à medida que as propostas pop mais sofisticadas iam chegando de Inglaterra. A separação ocorreu em 1973 e prolongou-se por uma década de trabalhos a solo, até que o estranho revivalismo motivado pela tendência de alguns teen movies de oitentas motivou o regresso. Até ontem, os Everly Brothers mantinham-se activos, com aparições esporádicas em concertos que o saudosismo de todas as eras que estes nossos tempos possibilita.

Bye Bye Love by The Everly Brothers on Grooveshark
[Cadence, 1957] 

All I Have to Do Is Dream by The Everly Brothers on Grooveshark
[Cadence, 1958]

Crying in the Rain by The Everly Brothers on Grooveshark
[Warner Bros., 1962]

Sem comentários: