"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

R.I.P.



REG PRESLEY
[1941-2013]

Tidos como uma banda menor, diria até mesmo seguidista, relativamente aos The Kinks e The Who e outros nomes da chamada British Invasion de sessentas, os The Troggs conquistaram a América e o mundo em geral com hits massivos como "Wild Thing" e "Love Is All Around", este último rodado ad nauseum na versão dos escoceses Wet Wet Wet há quase vinte anos. Descoberta pelo manager dos citados Kinks, quando ainda se chamava The Troglodytes, a banda viveu uma boa parte da carreira na sombra destes. Por contraponto à englishness dos irmãos Davies, praticavam uma sonoridade mais influenciada pelo rock norte-americano, factor que terá sido determinante para a sua aceitação em terras do Tio Sam. Deles também são os sucessos, talvez mais credíveis que o par de temas mais conhecidos, "With A Girl Like You", "I Can't Control Myself" e "Anyway That You Want Me", este alvo de uma soberba versão pelos Spiritualized.

Outros méritos imputados aos The Troggs são a sua reconhecida influência no punk britânico, assim como a admiração dos R.E.M.. Foi com elementos destes que gravaram, em 1992, o álbum Athens Andover, título com referência às cidades de origem das duas bandas. Aproveitando a boleia, a "redescoberta" por intermédio da versão dos Wet Wet Wet, e capitalizando a o uso frequente de "Wild Thing" tanto em cinema como em publicidade, arrastaram-se até aos dias de hoje. A sua voz era a de sempre, Reg Presley, que sucumbiu ontem, dia 4, a um cancro do pulmão.

 
"With A Girl Like You" [Fontana, 1966]

Sem comentários: