"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

R.I.P.



CECIL WOMACK
[1947-2013]

Os primeiros passos de Cecil Womack nas lides musicais remontam a meados de cinquentas, quando, ainda criança e juntamente com os irmãos, integrou o colectivo gospel The Womack Brothers. Sob o apadrinhamento do lendário Sam Cooke, para o qual fez vários coros, o grupo mudaria o nome para The Valentinos. Foi através da ligação ao padrinho musical que conheceu Linda Cooke, filha daquele com quem viria a casar. Anos antes, o mais famoso dos seus irmãos - Bobby - casara com a viúva de Sam Cooke, um casamento que gerou alguma controvérsia por ter acontecido escassos meses após a morte da lenda soul.

Sem nunca atingir os picos de popularidade do irmão, Cecil Womack encetou, juntamente com a esposa, uma proveitosa carreira como compositor. Ao longo dos anos, a dupla compôs temas de sucesso para gente como Teddy Pendergrass, Patti LaBelle, ou George Benson. Como Womack & Womack, o casal experimentaria também, a partir de inícios da década de 1980, a gravação de discos em nome próprio. Alcançariam significativo sucesso com "Teardrops", um tema de qualidade aceitável numa época em que as sonoridades soul e R&B não conheciam os seus melhores dias. Desde alguns que se tinham retirado para a África do Sul, em busca da vivência das origens. Foi lá que Cecil morreu na passada sexta-feira, dia 1.

"Teardrops" [Island, 1988]

Sem comentários: