"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Há 20 anos era assim #1*


(*) Por se entender que a partir do ano da graça de 2003 o nível qualitativo das edições discográficas caiu a pique, abandona-se a rubrica que celebrava a década completa de alguns discos da vida deste que vos escreve. Em sua substituição, recuamos duas décadas no tempo, até ao "período formativo" do mesmo sujeito.








THE THE
Dusk
[Epic, 1993]




Com Mind Bomb (1989), o disco que recebeu o reconhecimento público que os três anteriores não tinham merecido, os The The deixaram de ser apenas o projecto de Matt Johnson e passaram a ser uma banda propriamente dita. No quarteto que se estabeleceria por alguns anos destacava-se o ex-Smiths Johnny Marr, o guitarrista mais valorizado da sua geração dando início à sua aventura musical mais duradoura. As mais-valias do envolvimento deste são notórias, num lote de canções mais próximas da intemporalidade do que propriamente dos impulsos new-wave de outros tempos.

Um hiato de três anos foi o bastante para olear a dinâmica do grupo, surgindo ao fim deste tempo os The The com o álbum mais competente e coeso de toda a sua carreira. E também o mais pessoal, já que, em Dusk, Matt Johnson parece menos preocupado com as generalidades sócio-políticas à luz dos ideais de esquerda. As letras falam agora de questões do amor e da carne, quase sempre enegrecidas pela sombra da solidão. Com canções mais escorreitas, os resquícios de avant-pop restringem-se a um par de temas: "True Happiness This Way Lies" e "Lung Shadows". O primeiro, que abre o disco com Johnson em modo de mestre de cerimónias, é mais falado que cantado, e o último é um semi-instrumental nocturno com pinceladas jazzísticas. Por sinal, são estes os temas menos memoráveis de Dusk. No pólo oposto está "Love Is Stronger Than Dead", o tema de maior carga espiritual saído da pena de Johnson que é uma balada a aspirar a uma grandiosidade que não conhecíamos nos The The. Portanto, está a milhas de distância da discrição letárgica dos temas mais calmos de Mind Bomb, aqui vagamente evocada em "Bluer Than Midnight" e "Lonely Planet", estrategicamente dispostos no fim do alinhamento. Neste último, um esclarecedor "If you can't change the world, change yourself" certifica-nos que estamos agora a presença de um letrista que já desistiu das batalhas políticas. No capítulo dos destaques é também incontornável "Dogs Of Lust", misto de sujidade, energia e tensão sexual que valeu aos The The uma inesperada exposição nos canais mais convencionais, talvez porque em consonância com as guitarras "alto e bom som" que faziam as delícias do mainstream na altura. Ao trabalho notável de Johnny Marr, quer nas cavalgadas da guitarra quer na harmónica, juntam-se as vocalizações distorcidas de um Matt Johnson próximo do demoníaco.

Atendendo à paixão deste último pelas músicas da América, não podiam faltar em Dusk as referências às raízes ianques. Estão bem patentes, sobretudo o honky-tonk, em "Slow Emotion Replay" e em "Helpline Operator". No primeiro, cujo título é um excelente jogo de palavras, a acústica (guitarra, hamónica) dita as regras, enquanto o último é um portento groovey por via da guitarra wah-wah de Johnny Marr, no seu segundo momento de maior de inspiração do disco. Por oposição a este balanço, a letra de "Helpline Operator" faz-se de confissões de solidão nocturna, no fundo a temática central de Dusk, mas aqui levada a um extremo de sublimação.

Dogs of Lust by The The on Grooveshark

Love Is Stronger Than Death by The The on Grooveshark

Slow Emotion Replay by The The on Grooveshark

Sem comentários: