"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

R.I.P.



TONY SHERIDAN
[1940-2013]

Muitas vezes, a carreira de um artista fica marcada por uma simples ocorrência, um faît divers, que acaba por secundarizar todo o seu restante trabalho. Aconteceu algo do género com Tony Sheridan, o músico inglês que no passado sábado, dia 16, faleceu em Hamburgo, a cidade onde viveu a maior parte da sua vida. Foi nesta localidade alemã, em inícios de sessentas conhecida por um fervilhante circuito de concertos, que Sheridan foi dos primeiros a detectar e a reconhecer os talentos de uma banda que, a curto prazo, se tornaria a mais famosa da história pop/rock - The Beatles, nem mais.

Quando os fab four davam os primeiros passos e se deslocavam a Hamburgo com alguma regularidade, ainda com Pete Best na bateria, Sheridan reparou nas qualidades do quarteto, do qual fez a sua banda-suporte. À data, ele já tinha uma reputação no meio rock'n'roll da cidade, tanto pelas comparações às vozes de Gene Vincent e Elvis Presley, como pelo estado de embriaguez com que muitas vezes se apresentava em palco. O que é certo é que foi o primeiro e único não-Beatle a gravar com a banda, se bem que como The Beat Brothers, por sugestão do próprio Sheridan que achava a palavra beatles demasiado semelhante a um termo do vernáculo alemão. Do estúdio saíram uns quantos temas, de todos o mais reconhecido foi "My Bonnie" que contava com George Harrison como principal guitarrista. Das mesmas sessões saiu "Ain't She Sweet", um tema no qual John Lennon assumia o papel de vocalista. Daí até o manager Brian Epstein reparar nos futuros fab four foi um passo, e o resto é História. Depois da ligação aos Beatles, Tony Sheridan prosseguiu a sua carreira, agora a juntar elementos dos blues e do jazz a matriz rock'n'roll. Sempre com quartel general naquela que acabou por ser a sua cidade adoptiva, aquela onde viveu os factos mais recordados da sua carreira.

My Bonnie by The Beatles with Tony Sheridan on Grooveshark
[Polydor, 1961] 

Ain't She Sweet by The Beatles with Tony Sheridan on Grooveshark
[Polydor, 1961]

Sem comentários: