"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

(Down)undercovers

















Se nos Estados Unidos temos assistido à recuperação da fuzz-pop e da jangle-pop dinamitadas pela C86, no Reino Unido, pátria natural de tais sonoridades, a "tendência" indie tem sido a doçura ingénua da twee-pop. Não que tal "movimento" se tenha extinguido com o desaparecimento da lendária Sarah Records; esteve sempre presente nos subterrâneos, mas parece ter ressurgido à superfície nos últimos anos. O nome maior da coisa serão, certamente, os Allo Darlin', com sede em Londres mas encabeçados por uma importação das antípodas: a australiana Elizabeth Morris. Não é por acaso que ela é também parte dos Tender Trap, a banda actual de Amelia Fletcher, a antiga vocalista dos Talulah Gosh e dos Heavenly e, por inerência, a musa twee.

O ano findo foi particularmente memorável para os Allo Darlin', que viram Europe, o delicioso segundo álbum, acolher uma aceitação crítica e pública que lhes era desconhecida. A coisa chegou ao ponto de ser o disco mais vendido durante 2012 nas lojas Rough Trade. Para assinalar o feito, a cadeia de lojas e a editora da banda acordaram lançar um EP exclusivo de tiragem limitada inteiramente preenchido com versões. Apropriadamente intitulado Covers, este disco inclui seis temas, divididos aos pares pelas versões das bandas de referência, as dos contemporâneos similares, e as totalmente inesperadas. Na primeira categoria encontramos revisões de originais de Ramones e The Go-Betweens, na segunda de Eux Autres e The French (o actual projecto do ex-Hefner Darren Hayman), e na última a apropriação de temas clássicos de Bruce Springsteen e dos AC/DC. No seu todo, Covers é um daqueles discos de versões verdadeiramente dignas desse nome, resgatadas para o universo dos Allo Darlin', caracterizado pela ternura da voz e o ukelele de Elizabeth Morris. Se a doçura melancólica e o travo folky não eram completamente estranhos a "Dive For Your Memory" (The G-B), são os factores de total descaracterização de "I Wanna Be Sedated" (Ramones) e "You Shook Me All Night Long" (AC/DC), os dois temas mais cintilantes da meia dúzia.

I Wanna Be Sedated (Ramones Cover) by Allo, Darlin' on Grooveshark
[Fortuna POP!, 2012]

1 comentário:

O Puto disse...

"Europe" foi um dos discos mais deliciosos do ano passado e o grafismo do LP e dos singles dele extraídos foi dos que mais gostei no ano passado. Descobri através do Bandcamp (onde o EP que referes está disponível para audição) que têm um single dedicado ao Darren Hayman. Abraço!