"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sábado, 21 de maio de 2011

Singles Bar #63








CABARET VOLTAIRE
Nag Nag Nag
[Rough Trade, 1979]




Activos desde 1973, e portanto pioneiros em várias correntes da música electrónica, os Cabaret Voltaire só ganharam verdadeira consistência, e relativa visibilidade, com as liberdades permitidas pelo safanão punk. Em finais da década que o viu nascer, as edições discográficas sucederam-se com uma regularidade assinalável, o que fez do trio um dos vértices do triângulo, a par de Throbbing Gristle e The Human League, que firmou Sheffield como a capital britânica das sonoridades electrónicas. 

Desse período de intensa actividade perdura Nag Nag Nag, o terceiro dos pequenos formatos que serviram de aquecimento para o álbum de estreia. E perdura não só pela originalidade da proposta, como também pela repercussão na música de anos vindouros. O principal obreiro de tão peculiar sonoridade é Chris Watson (sintetizadores, processamento de fitas), normalmente visto como o mais discreto dos três Cabs, mas que com a sua experiência no ramo da engenharia das telecomunicações proporcionou as ferramentas necessárias à investida assombrosa de "Nag Nag Nag". É ele o responsável pela "customização" da fuzzbox, que faz com que a guitarra de Richard H. Kirk liberte farpas de metal incandescente, conferindo uma rugosidade de fazer inveja a muitas bandas rock. Juntamente com a batida marcial, o quadro opressivo é  ainda composto pela voz de Stephen Mallinder, desumanizada pelos tratamentos laboratoriais de Watson ao ponto de sugerir as maiores monstruosidades.

Até à dissolução em 1994, os Cabs derivaram em diferentes sentidos, sempre norteados pelo apelo sintético. Mas é precisamente neste estado inicial que se assumem como ponte entre passado e futuro, por um lado conscientes do groove das sonoridades garage de sessentas, por outro abrindo a porta à face mais negra da "electrónica", vide música industrial.


Sem comentários: