"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 3 de maio de 2011

Confeitaria fina
















Composto por quatro velhas raposas, todas elas com créditos firmados nas franjas da música popular norte-americana do último quarto de século, e muitas vezes visto como projecto lateral dos seus elementos, o colectivo The Sea and Cake já anda nisto há mais de quinze anos. Nesse período, as edições têm-se sucedido com uma frequência assinalável, no começo com inflexões jazzisticas impregnadas de tropicalismo e elementos da música africana, mais recentemente com sofisticadas aproximações à pop, mas sempre pouco sensíveis às convenções pré-definidas.

Como sempre, sob a batuta de Sam Prekop, o quarteto de Chicago vai lançar, na próxima semana, um mini-álbum (ou máxi-EP, se preferirem) de seis temas intitulado The Moonlight Butterfly. A press release dá-nos conta de canções de estruturas mutantes e imprevisíveis, normalmente percorridas por longas derivas instrumentais e com especial ênfase nos sons sintetizados. Contudo, o tema que serviu de avanço, e que se apresenta mais abaixo, assenta numa base de guitarra e retém a finura pop pela qual se pautavam os registos mais recentes. Para finais do ano corrente, ou inícios do próximo, está prometido o álbum completo, possivelmente para aferir do estádio evolutivo da nova orientação estética agora anunciada.


"Up On The North Shore" [Thrill Jockey, 2011]

Sem comentários: