"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

The last broadcast















Há coisa de duas semanas, cumpriram-se dois anos sobre o desaparecimento de Trish Keenan, triste acontecimento que gorou um encontro que tínhamos marcado para dali a escassos meses. Esta morte precoce ditou também o fim dos Broadcast, projecto que, apesar de não ser propriamente prolífico, deixou um dos mais singulares e personalizados catálogos musicais da última década e meia. Isto apesar de, na sua proposta que cruzava o digital e o orgânico, estarem bem patentes as referências à facção mais experimentalista do psych de sessentas, com The United States of America e Silver Apples à cabeça.

Soube-se há poucos dias que deixaram disco póstumo, na circunstância a banda sonora de Berberian Sound Studio, um thriller psicológico que constitui a segunda longa-metragem do britânico Peter Strickland. Confirmam-se assim as potencialidades cinemáticas da música dos Broadcast, latentes desde os primeiros registos, e já bem evidentes nas paisagens sonoras do anterior ...Investigate Witch Cults Of The Radio Age (2009), obra concebida em parceria com The Focus Group, alter-ego do artista do "corta-e-cola" Julian House. Tal como aquele, Berberian Sound Studio é composto por um número considerável de pequenos trechos. Ao todo são 39 os temas do disco, incluindo o score do filme e algumas falas do mesmo, que deixam supor que se trate de uma obra de cariz algo tétrico. Consta que as gravações tenham sido iniciadas pela dupla que constituiu a última formação dos Broadcast e concluídas por James Cargill, o membro sobrevivo à morte de Trish. Como é comum em trabalhos deste género, é sempre questionável se fazem sentidos quando separados das imagens. Nesse particular, sou da opinião que não só Berberian Sound Studio é uma óptima companhia para qualquer período nocturno no recato do lar, como me aguça a curiosidade quanto ao filme correspondente que, segundo sei, tem dividido algumas opiniões.

"The Equestrian Vortex" [Warp, 2013]

Sem comentários: