"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Nas ondas da manhã



















Embora nunca tenham atingido popularidade junto de um público muito vasto, ao longo da década passada, as Mika Miko foram alvo de um culto sólido e gradualmente crescente. Por isso, foi com alguma decepção junto das hostes que foi recebida a notícia do fim desta banda que tão bem soube recuperar a doutrina riot-grrrl de inícios de noventas no quotidiano acelerado do novo século. Aconteceu em 2010, e o que nos valeu, em compensação, é que as suas integrantes se espalharam por novos projectos, todos eles um passo evolutivo à frente da postura de afronta da banda-mãe. De todos eles, talvez o mais conhecido sejam as Bleached, dupla que integra as manas Clavin e que, muito brevemente, lançará o primeiro álbum.

Menos divulgados, mas num estádio evolutivo mais avançado, os Dunes são um trio que integra a baterista Kate Hall na companhia de outras duas personagens com currículo no circuito underground de L.A.. Ainda na primeira metade do ano transacto, lançaram o longa-duração Noctiluca, um disquinho que, infelizmente escapou a muitos radares. A proposta, algures entre a vertente mais minimalista do post-punk e a facção feminina do college-rock de finais de oitentas, não poderia estar mais distante do espalhafato das Mika Miko. Digamos que as guitarras, que desenham linhas cristalinas na densidade do baixo, evocam os Cocteau Twins, enquanto a voz de Stephanie Chan assume os tiques de Souxsie com a tonalidade de uma Kristin Hersh dos melhores momentos dos Throwing Muses. Os onze temas que compõem Noctiluca não são propriamente imediatos, pela sua aparente semelhança entre si aos primeiros contactos. Mas logo, com a insistência, revelam-se canções distintas de uma indie-pop (ou post-pop, como já lhe chamaram), ao mesmo tempo presa a vários passados, como bem assente no presente.

 
"Jukebox Adieu" [Post Present Medium, 2012]

Sem comentários: