"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pernas para andar

















Fazer balanços de um ano musical ordenando os discos da nossa preferência tem os seus riscos. Um deles, menos grave, é a possibilidade de determinado disco, cotado em alta na data do balanço, venha posteriormente a descer na nossa consideração. Risco mais grave é o de deixarmos de fora óptimos discos que ainda nem sequer tínhamos ouvido no final do ano visado ou, pior do que isso, discos aos quais não demos a devida atenção na altura certa.

Nesta última "categoria" tenho de incluir Cokefloat!, álbum de estreia dos PAWS (assim mesmo, com maiúsculas) que merecia ter feito boa figura nos melhores de 2012. Isto se não tivesse ficado um um ror de tempo em stand-by, mesmo atendendo a que pertence a uma trio vindo de terras com tão boa tradição como são as da Escócia. Para se falar de Cokefloat! é imperioso referir novamente a recuperação tão em voga das sonoridades de inícios de noventas, quando os jovens elementos dos PAWS ainda gatinhavam e muitas bandas não tinham qualquer receio de usar as guitarras para armar um chinfrim. Não obstante algumas referências aos tutelares Dinosaur Jr. e Sonic Youth, o disco tem como ponto de orientação principal a punk-pop enérgica dos Superchunk. No entanto, e tal como os ingleses Yuck antes deles, os PAWS sabem como urdir uma boa melodia orelhuda, algo que terão colhido dos ensinamentos dos conterrâneos Teenage Fanclub. Além disso, não se coíbem de, aqui e ali, enveredarem pela berraria de uns Nirvana ou, muito frequentemente, pelo sarcasmo em registo lo-fi de uns Pavement ou de uns Urusei Yatsura. Claro que podemos sempre questionar se o mundo precisa de mais um disco pejado de referências óbvias. Eu respondo que sim, quando se tem em mãos um trabalho preenchido com canções todas elas desempoeiradas, das mais dignas desse nome na produção recente.

"Bloodline" [live @ Fat Cat Session, 2012]

Sem comentários: