"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Good cover versions #68












BELLE & SEBASTIAN _ "Crash" [LateNightTales, 2012]
[Original: The Primitives (1988)]

Talvez já aqui o tenha dito, mas não me canso de repetir que os britânicos The Primitives são uma das melhores e mais injustiçadas bandas indie-pop da vaga que vai de meados a finais de oitentas. Com uma mão cheia de singles aspirantes a hits já em carteira, não lograram algum até à edição de "Crash", um tema que não é de forma alguma representativo da banda, tanto pela sua polidez como pelo refrear de um certo impulso punky. Não é um mau tema, bem longe disso, mas peca pelas razões atrás apontadas para merecer ser o tema definitivo - e talvez o único conhecido das massas - da banda. Valha-nos, em compensação, que serviu de amostra para o grande público do irresistível sentir pop sessentista da "geração C86".

Recentemente, e por ocasião da sua segunda investida como "curadores" para as compilações LateNightTales, os Belle & Sebastian pegaram em "Crash" e deram-lhe um cunho bastante pessoal. Foi o tema eleito pelos escoceses para a habitual versão de cada capítulo daquela série de edições dedicada a música de suposta audição nocturna. Representativo da actual fase da banda de Stuart Murdoch, substancialmente mais uptempo que outrora, "Crash" tem um delicioso travo vintage, com pianadas e ritmos de danças de salão. Se na versão original o tema privilegiava a luminosidade pop em detrimento da profundidade, pelos B&S regista um incremento do carácter lúdico. Portanto, uma versão em nome diversão, porque não?


Sem comentários: