"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 11 de dezembro de 2011

Good cover versions #60











THE LEMONHEADS _ "Into Your Arms" [Atlantic, 1993]
[Original: Love Positions (1990)]



Raramente acontece, mas por vezes dá-se o caso de uma versão se tornar mais popular que o seu original. Aconteceu, por exemplo, com "Into Your Arms", não apenas um hit massivo dos Lemonheads, como provavelmente a sua canção mais popular. O mesmo não se pode dizer do original dos australianos Love Positions, dupla de carreira breve que integrou Robyn St. Clare (autora deste tema) e Nic Dalton, admirada por Evan Dando ao ponto de o segundo ser baixista nos Lemonheads na sua fase de maior sucesso, precisamente a que coincidiu com a gravação desta versão.

Dóceis e ternurentas em igual medida, as duas interpretações de "Into Your Arms" não poderiam estar mais distantes em termos estéticos. A dos Lemonheads é a típica canção soalheira, gravada em "alta-fidelidade" e propícia a servir de banda sonora a serões à volta da fogueira. Já a dos Love Positions é uma gravação tosca, para não dizer amadora. Na voz quase infantil de Robyn, transpira a ingenuidade que desde logo associamos ao twee-pop mais oblíquo, tal como praticado por gente como The Vaselines. E já que falamos nesta dupla escocesa, parece-me oportuno estabelecer o paralelismo do gesto de Evan Dando ao pegar em "Into Your Arms" com o de Kurt Cobain quando os Nirvana gravaram "Molly's Lips", ou seja, aproveitar o mediatismo para divulgar as suas paixões musicais mais obscuras e poppy.

1 comentário:

Miss C. disse...

Não fazia ideia de que era uma versão.

As coisas que se aprendem por aqui...