"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Hinos da alegria

















O ano ainda não terminou, ainda se ultimam os balanços, e o já se criam expectativas para os lançamentos musicais do ano que vem. O primeiro a merecer nota de destaque será certamente Hymns, o segundo álbum da dupla Cardinal, com edição prevista para o fim da primeira semana de 2012. 

Para quem o nome pouco ou nada diz, relembro que os Cardinal são um dos segredos mais bem guardados da década de 1990. Constituídos pelo australiano Richard Davies e pelo norte-americano Eric Matthews, ambos vocalistas e multi-instrumentistas, deixaram para a posteridade apenas um único álbum homónimo, datado de 1994. Pese embora a indiferença a que foi votado aquando da sua edição, Cardinal tornou-se com o tempo um objecto de culto daquela pop sofisticada, letrada, e rica em arranjos, que habitualmente designamos "pop de câmara", em clara dissonância com o pendor rock normalmente associado à cidade de Boston, quartel-general da dupla. De então para cá, ambos os músicos se dedicaram a carreiras a solo, em qualquer dos casos na mesma obscuridade que o projecto conjunto. Do novo disco sabe-se que vai ter uma dezena de temas e que conta com a participação de vários convidados, entre eles a ex-Lush Miki Berenyii. Do mesmo, foi já divulgado um tema, indício de que Hymns poderá muito bem honrar o gosto refinado do seu antecessor. Ora oiçam:


"Love Like Rain" [Fire, 2011]

Sem comentários: