"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Singles Bar #70








THE JAM
Down In The Tube Station At Midnight
[Polydor, 1978]






Desde tenra idade que Paul Weller se revelou um escritor de canções de talento ímpar. Muito antes da irregular carreira a solo, ou até dos "estilosos" Style Council, já mostrava nos The Jam dotes de escrita que destoavam do primitivismo do punk que os viu nascer. 

Não desmerecendo todas as excelentes canções que ficaram para trás, "Down In The Tube Station At Midnight" é o primeiro tema a merecer entrada directa para a galeria dos clássicos, escrita quando tinha Weller não mais que 20 anos. É também um grito de revolta com o estado de coisas de uma Inglaterra que vê florescer movimentos de extrema-direita e um exemplar perfeito do storytelling sob a forma de canção. Com uma minúcia que realça o dramatismo da história, "Down In..."  conta-nos o infortúnio de um jovem (presumivelmente asiático) que, no regresso a casa para o encontro romântico com a esposa, se vê violentamente agredido e assaltado por um grupo de skinheads numa estação de metro. O alarme sob de tom quando, já perto do final, a vítima tombada vislumbra os dizeres de um grafitti ("Jesus saves") no mesmo momento em que lhe ocorre que os agressores se dirigem agora para a sua casa. Arrepiante e revoltante, no mínimo. Musicalmente, e subtraindo os ooh-oohs dos coros, "Down In..." está já distante das raízes punk de Weller e seus pares. O ritmo é maioritariamente lento e cadenciado, com o engenho da secção rítmica sublinhar a tensão dos tristes acontecimentos. Apenas nos refrões finais, como que expressando o inconformismo, a aceleração do ritmo é acompanhada pela leve fúria punky na voz.

Um dos singles menos óbvios a extrair do álbum All Mod Cons, a primeira obra-prima dos The Jam, devido à sensibilidade da temática, "Down In..." acabaria por resultar numa escolha bem sucedida. Inclusive, inaugurou um reinado da banda nas tabelas de vendas do Reino Unido que durou até à dissolução, em 1982.

Sem comentários: