"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A vida secreta dos leões marinhos













Já não é novidade para ninguém interessado pelo "meio" o papel fulcral da Slumberland Records no actual panorama indie. Primeiramente dedicada essencialmente às derivações fuzz-pop, a editora de Washington, D.C. tem vindo progressivamente a alargar a paleta, cobrindo agora praticamente todas as variações do "género". O último coelho retirado da cartola são os caifornianos Sea Lions, colectivo cuja origem remonta a 2007, na altura pouco mais que um projecto pessoal do mentor Adrian Pillado, músico com igual devoção por Syd Barrett como por Calvin Johnson.

Se nos primeiros tempos os Sea Lions alinhavam por um aparentado psych, com a estabilização como banda de corpo inteiro veio a cedência ao universo mais próximo da pop. Os temas avulsos que foram surgindo serviram para refinar uma fórmula, e agora o recém lançado álbum-debute Everything You Always Wanted To Know About Sea Lions But Were Afraid To Ask é o culminar desse work in progress. Imerso em guitarras jangly, e fiel às filosofias lo-fi, o disco agradará sobremaneira aos apreciadores dos pioneiros indie em pleno período pós-punk, tais como Television Personalities e Subway Sect. Esperam-vos, portanto, canções curtas (quinze em menos de meia hora) e desengonçadas de uma pop que, embora fracturada, não perde o norte melódico. É o caso desta:

"My Girl" [Slumberland, 2011]

Sem comentários: