"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Do âmago do estômago
















Talvez derivado de uma mais tardia entrada em cena, desde cedo que os escoceses We Were Promised Jetpacks se viram alvo de comparações com os conterrâneos Frightened Rabbit e The Twilight Sad, também camaradas de editora. Questões conjunturais à parte, o que é verdade é que o álbum de estreia (These Four Walls, de 2009) tinha demasiados pontos de contacto com qualquer daquelas bandas para que se pudessem justificar somente pela vasta herança comum da riqueza musical da terra-natal.

Não obstante o tema "Through The Dirt And Gravel" soar a uma espécie de Frightened Rabbit com tiques nervosos, e de as propensões épicas próprias dos Twilight Sad assomarem a cada esquina, o novo In The Pit Of The Stomach é um verdadeiro golpe de asa, a emancipação do quarteto de Edimburgo relativamente aos seus pares. Arriscaria até afirmar que é a superação da obra mais recente e desinspirada daqueles. Desde o inaugural "Circles And Squares", percorrido por uma urgência que já não detectávamos desde os primeiros (e mais estimulantes) actos de revivalismo post-punk de alvores da década passada, que pressentimos uma banda com personalidade renovada. No seu todo, In The Pit... é um trabalho coeso e complexo nas suas muitas espirais em crescendo, emotivo e visceral como poucos em tempos recentes. Passará, decerto, desapercebido à maioria do rebanho consumidor de música, mas marcará, com toda a certeza, aqueles que lhes dedicarem mais que um par de audições.

"Human Error" [Fat Cat, 2011]

Sem comentários: