"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Singles Bar #62








THE FLATMATES
I Could Be In Heaven
[Subway, 1986]




De uma forma simplista, podemos dizer que a génese do "movimento" twee/jangle-pop que assolou o Reino Unido na segunda metade da década de 1980 está no sentir retro do Orange Juice e nos delírios distorcidos dos primeiros Mary Chain. Através da incontornável cassete C86, o New Musical Express encarregou-se de documentar essa toada no seu estado inicial, reunindo 22 bandas e deixando de fora mais umas largas dezenas merecedoras de um pequeno capítulo na história da Pop. No lote das excluídas, tenho um especial carinho por The Flatmates, colectivo de vida breve mas com um punhado de temas irrepreensíveis sob a óptica do adepto da canção curta e melódica.

Liderado pelo guitarrista Martin Whitehead, este quarteto de Bristol foi exemplar no espírito de independência, auto editando toda a sua parca obra e dando ainda um pequeno impulso a bandas com sensibilidades similares (Shop Assistants, Razorcuts, The Soup Dragons). "I Could Be In Heaven" foi o cartão de visita, e desde logo representativo da receita musical, não só dos Flatmates, como de uma legião de contemporâneos: a rapidez inane característica dos Ramones, a catchiness e o sentido melódico típicos dos girl-groups de sessentas, e uma alarmante ingenuidade materializada nos abundantes pa-pa-pas e oh-oh-ohs. Para uma banda estreante e completamente autónoma, surpreende pela qualidade de gravação assinalável.

2 comentários:

Miss C. disse...

Não conhecia. Gostei.
Podias dizer que isto era mais ou menos recente que eu era bem capaz de acreditar.

M.A. disse...

Tens a certeza que ainda não conhecias? Olha que este tema vem na compilação Indiepop das Rough Trade Shops.