"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 17 de abril de 2011

Duas cores: Vermelho & Azul














Já vai para quase duas décadas que David Charlie Feck encabeça os Comet Gain, uma banda que tem sabido, como poucas, manter-se fiel aos princípios - estéticos e éticos - da verdadeira independência. Com a actividade recente daqueles reduzida ao mínimo (mas animem-se, que há novo disco para muito em breve), Feck e mais alguns colegas têm-se mantido entretidos com os Cinema Red and Blue, um projecto que funciona como um super-grupo neste meio, pois inclui ainda mais gente ligada a bandas com propósitos semelhantes aos dos Comet Gain. A saber: Gary Olson (The Ladybug Transistor), JB Townsend e Andy Adler (Crystal Stilts), Amy Linton (The Aislers Set), e Hamish Kilgour (The Clean).

Sob a batuta de Feck, o projecto editou um álbum homónimo na recta final do ano transacto. Composto por uma dúzia de temas de arestas rugosas, mas de forte cunho pop, o disco parece querer homenagear o modus operandi dos heróicos Swell Maps, como de resto se confidencia na letra de "Ballad Of A Vision Pure". As letras têm, inclusive, uma atenção especial, pois procura-se recuperar o sentido poético que tão arredado tem andado das lides pop. Para além de uma dezena de originais, Cinema Red And Blue inclui ainda versões de temas originais dos neozelandeses The Chills e do britânico Vic Godard. A deste último é precisamente a amostra inclusa.


"Same Mistakes" [What's Your Rupture?, 2010]

Sem comentários: