"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 5 de abril de 2011

Transformers














O envolvimento de Luis Vasquez, mentor do projecto The Soft Moon, poderá criar esperanças de mais uma revisitação das tonalidades mais densas e negras de há perto de trinta anos. Puro engano, os Lumerians, de Oakland, Califórnia, propõem uma viagem temporal, e sobretudo mental, mas com destino distinto. Num mesmo tema, tanto podem apontar as agulhas à psicadelia da segunda metade de sessentas, para logo de seguida enveredarem pelas dinâmicas kraut. Em alguns dos temas cantados, piscar o olho às paisagens áridas pintadas por alguns dos nomes ligados ao Paisley Underground. Por outro lado, os instrumentais são, essencialmente, um convite ao vaguear pelo espaço sideral.

Como já deu para perceber, Transmalinnia, o álbum-debute disponível há coisa de um mês, faz-se de sons apontados aos recantos do subconsciente. Se dúvidas houvesse, inclui até um tema intitulado "Hashshashin", a palavra árabe da qual deriva o termo "haxixe". Penso que a amostra dupla que se segue é representativa da amálgama que compõe o todo.


"Burning Mirrors" [Rococo, 2010 / Knitting Factory, 2011]


"Atlanta Brook" [Knitting Factory, 2011]

Sem comentários: