"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Good cover versions #52











CODEINE VELVET CLUB _ "I Am The Resurrection" [Dangerbird, 2009]
[Original: The Stone Roses (1989)]

Projecto de origem escocesa entretanto extinto, os Codeine Velvet Club reuniram a cantora Lou Hickey, com carreira feita em espectáculos de burlesco, e Jon Lawler, vocalista dos dispensáveis The Fratellis (ainda alguém se lembra?). Deixaram para a posteridade apenas um álbum, mais próximo do universo extravagante dela do que propriamente da atitude foliona dele. Nas gravações do mesmo, fizeram-se rodear de secções de cordas e de sopros e coros gospel, obtendo um disco descomprometido que fica a meio caminho entre as bandas sonoras de outras eras (douradas) e as produções luxuriantes de Phil Spector.

Imbuídos do mesmo espírito relaxado, gravaram também uma versão de "I Am A Resurrection", uma opção arriscada visto tratar-se de um daqueles temas que já adquiriram o estatuto de imaculados. Aproveitando o balanço da batida do original, enveredam por uma via próxima da northern soul que culmina num frenesim de cordas e metais. Ressalta a boa combinação das vozes de tónicas bem diferentes, provocatória a dela, despreocupada a dele. Obviamente, esta recriação perde o crescendo celebratório e a deriva psicadélica que os Stone Roses injectaram no original. Porém, desconfio que tenha recebido a aprovação de Ian Brown, um apreciador confesso deste tipo de sonoridades.

Sem comentários: