"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Novas fantasmagorias














Foto: Adam Drucker

Das colaborações mais improváveis resultam, normalmente, os discos mais intrigantes. Foi o caso com os 13 & God, colectivo que reúne os alemães The Notwist, banda já com mais de vinte anos de carreira nos meandros da chamada indietronica mas com relativa visibilidade apenas em inícios da década passada, e os norte-americanos Themselves, representantes da facção abstraccionista do hip-hop ligada à editora anticon.. Para a posteridade deixaram, há meia dúzia de anos, um disco homónimo, no qual o encontro das duas diferentes sensibilidades propiciava uma obra prenhe de bizarria, mas simultaneamente desafiadora.

Quando já todos nós estávamos convencidos que este se tratava de um projecto one-off, somos surpreendidos com notícias que dão conta de um segundo álbum, projectado para meados do próximo mês. De título genérico Own Your Ghost, o novo trabalho resulta de um processo de gravação curto e informal, tanto na Califórnia como na Alemanha. Desta feita, ao núcleo duro juntaram-se também elementos dos Subtle, parentes estéticos dos Themselves. Como podem comprovar mais abaixo, no primeiro tema antecipado, há uma notória dominância de uma sonoridade mais próxima do trio teutónico. Contudo, estou em crer que não faltarão a Own Your Ghost os devaneios surrealistas incutidos pela secção ianque.


"Old Age" [anticon., 2011]

Sem comentários: