"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mixtape #8 - Tell Me When It's Over


Inícios a meados de oitentas. Los Angeles, Califórnia. Paisley Underground, talvez o "movimento" mais maltratado em seis décadas de rock'n'roll. O nome pouco ou nada quer dizer, pois deriva apenas de um episódio anedótico com o estampado de uma camisa. Já a música, essa derivava essencialmente do psicadelismo e de algum country-rock de finais dos sixties, recuperados à luz da recente "revolução" punk. The Velvet Underground e The Byrds eram referências de quase toda esta gente. Contudo, o Paisley Underground revelou também bandas a operar numa frequência próxima do power-pop. Eram os casos dos fabulosos Game Theory, dos geniais The Three O'Clock, ou do quarteto feminino The Bangs. Estas últimas, rebaptizadas The Bangles acabariam por constituir o único exemplo de franco sucesso ligado à "cena". 
A compilação que hoje vos proponho pretende traçar um retrato abrangente, feito de escolhas muito pessoais, dessa coisa meio indefinida que foi o Paisley Underground. Não se fica pelas fronteiras da cidade dos anjos, e parte para outras paragens, tanto dentro da Califórnia, como para a Georgia dos Guadalcanal Diary, ou o Arizona dos Green on Red, pontos dos states onde, à época, se rockava sob as mesmas premissas. As mesmas que haveriam de abrir caminho para bandas louvadas na década seguinte, tais como Grant Lee Buffalo ou Mazzy Star. David Roback, metade do núcleo duro destes últimos, aparece inclusive a jogar com tripla: integrado nos incontornáveis The Rain Parade, como uma das metades dos subsequentes Opal, e como mentor do "super-grupo" Rainy Day. Façam o favor de dispor!


01. GAME THEORY _ "Kenneth, What's The Frequency?" (1987)
02. THE DREAM SYNDICATE_ "Tell Me When It's Over" (1982)
03. THE SALVATION ARMY _ "Mind Gardens" (1981)
04. OPAL _ "Supernova" (1987)
05. TRUE WEST _ "Look Around" (1984)
06. PLASTICLAND _ "Mink Dress" (1980)
07. GREEN ON RED _ "Gas Food Lodging" (1985)
08. THE BANGS _ "Getting Out Of Hand" (1981)
09. THE THREE O'CLOCK _ "Jet Fighter" (1983)
10. GAME THEORY _ "The Waist And The Knees" (1987)
11. THIN WHITE ROPE _ "Disney Girl" (1985)
12. THE LONG RYDERS _ "Ivory Tower" (1984)
13. GUADALCANAL DIARY _ "Why Do The Heathen Rage?" (1984)
14. THE RAIN PARADE _ "Kaleidoscope" (1983)
15. THE PANDORAS _ "It's About Time" (1984)
16. RAINY DAY _ "I'll Be Your Mirror" (1984)

5 comentários:

Miss C. disse...

Ena! Ena! Mais um doce!

O Puto disse...

Obrigado e um abraço, caro M.A.!

M.A. disse...

Haja ideias para temáticas e os doces hão-de chegar à razão de um por mês.
E eu é que agradeço a preferência ;)

eduardo disse...

gostei da tape. A meu ver encaixa Wall of Voodoo e Timbuck 3.

M.A. disse...

Não me ocorreram, nem uns nem outros. Mas, de certa forma, encaixam. Quanto mais não seja porque esta coisa do Paisley Underground nunca teve parâmetros bem definidos.