"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

(hol)Y (f)UCK!*
















Se estivéssemos no ano das trevas de 1998, apostávamos, sem grande margem de risco, que Yuck era nome de uma daquelas bandas aparvalhadas que a MTV nos tentava impingir como supostamente "cómicas". Mas estamos em 2011, e o estonteante "Rubber" já por cá passou para desfazer quaisquer equívocos. Esse mesmo tema, lá está, a encerrar o alinhamento nos seus sete e tal minutos de torpor drony mas, no entanto, não é de todo representativo da matéria de que se faz Yuck, o disco. Esse parece desterrado da temporada 1991/92, ainda o Emil Kostadinov espalhava classe nos relvados e os Dinosaur Jr., os Sonic Youth, os Teenage Fanclub, os Superchunk, e os inevitáveis Nirvana faziam sonhar com um futuro radioso para a música pop - no sentido abrangente do termo - de guitarras. Não se cumpriu esse tal sonho, mas os Yuck aí estão para o manter vivo com as suas canções fuzzy, melodiosas, descomprometidas e impregnadas de espírito juvenil, especialmente indicadas para pôr moles de gente a saltar na vertical. Tal qual como toda a pop digna desse nome deveria ser. Nem mais. E o que é que trazem de novo? - perguntam vocês. Absolutamente nada. Porém, estas dúzia de canções é de tal forma bem urdida a partir das fontes reconhecíveis, de tal modo fresca e honesta, que me leva a confidenciar-vos que Yuck me tem entusiasmado como nenhum outro disco antes dele lançado na já longa vida deste pasquim. Ora vejam lá porquê:

"Holing Out" [Fat Possum, 2011]

_____________________________
* Trocadilho com direitos reservados.

3 comentários:

Gravilha disse...

em duas escutas de uma ponta á outra, se percebe que é um grande disco. as referencias são óbvias; noutro plano, yuck faz-me lembrar o guy debord: "As ideias aperfeiçoam-se. O sentido das palavras também. O plágio é necessário. O avanço implica-o.
Acerca-se estreitamente da frase de um autor, serve-se das suas expressões, suprime uma ideia falsa, substitui-a pela ideia justa."
YUCK É ENORME!

Gravilha disse...

mais ingredientes que a degustação do bolo revelou: pavement e yo la tengo.

M.A. disse...

YLT, claro, no "Suicide policeman". Palavras perfeitamente adequadas as do Debord.