"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 27 de junho de 2007

EM ESCUTA #16

EARLY DAY MINERS
Offshore (Secretly Canadian, 2006)

Os Early Day Miners (EDM) são um combo oriundo do estado norte-americano do Indiana que vagueia livremente por entre as diversas correntes contemporâneas da música dita alternativa (post-rock, sadcore, americana, space-rock) sem, no entanto, se deter em nenhuma delas. Embora de formação não estanque, os diversos músicos participantes nos cinco discos já editados pelos EDM gravitam à volta de um trio nuclear no qual pontifica Dan Burton.
O meu primeiro contacto com Offshore deu-se em finais do Verão passado, pouco tempo após a sua edição. Confesso que as primeiras audições não foram suficientemente convincentes, pelo que ficou em banho-maria até esta segunda oportunidade que se tem vindo a revelar mais do que merecida.
Com produção a cargo de John McEntire (o senhor Tortoise), Offshore é um disco de ambiências cinemáticas no qual, apesar de toda a saturação ao nível instrumental, parece pairar uma sensação de quietude reconfortante.
A porta de entrada dá-se com "Land Of Pale Saints" longo instrumental onde a bateria maquinal e as nunaces sobrepostas das guitarras criam um efeito hipnótico. Sem que nos demos de conta, após nove minutos, entramos em "Deserter" onde a voz surge pela primeira vez: primeiro a de Dan Burton, depois a de Amber Webber (Black Mountain, e agora também nos Lightning Dust). O dueto entre ambos cria um momento pacificador, com o espírito dos saudosos Blue Nile a pairar lá no alto.
O método da "fusão" entre canções é de novo transposto para "Sans Revival", canto dolente de redenção interpretado apenas por Burton. Mas o grande momento de Offshore é mesmo o assombroso "Return Of The Native", com Amber Webber a chamar a si o protagonismo que lhe está vedado nos Black Mountain. Somos então guiados pelos acordes da guitarra até "Silent Tents", mais um instrumental. E o círculo fecha-se em "Hymn Beneath The Palisades", o sexto e derradeiro tema, que após diversos crescendos abortados nos conduz à casa da partida.
Fica então a sugestão para aqueles dias mais sombrios, ou até chuvosos, que a época estival também tem: a música destes EDM poderá ser companhia bastante aprazível.

4 comentários:

extravaganza disse...

[off topic]

Desculpa-me, M.A., mas esta escolha era incontornável...

Sea disse...

se há álbuns para momentos específicos, este, é um deles.
muito bem escolhido :)

Sea disse...

hoje, em escuta, música com nome de blog :D

Sea disse...

em resposta aqui:

and the world comes tumbling down
and it's hard
for me to say
and it's hard
for me to stay
i'm going down
to be by myself
i'm going back
for the good of my health
and there's one thing
i couldnt do
sacrifice myself to you
sacrifice

no doubt about that ;)