"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sexta-feira, 8 de junho de 2007

EM ESCUTA #15

ELECTRELANE
No Shouts No Calls (Too Pure, 2007)

Não é muito comum um disco complexo, experimental e basicamente instrumental conquistar a ovação em uníssono da grande nação indie. Não é muito comum, mas aconteceu com Axes, disco lançado em 2005 pelas Electrelane, fruto da segunda reunião do quarteto feminino de Brighton com o mago do estúdio Steve Albini despois de The Power Out um ano antes.
Face a estas premissas, é natural que os inúmeros acólitos estivessem de olhos postos nas Electrelane aguardando No Shouts No Calls com grande expectativa.
Talvez ciente do perigo de cair na repetição, a banda opta agora por conferir um maior cunho pop ao seu som tão característico sem, de forma alguma, provocar qualquer descaracterização. A somar às mudanças sónicas operadas, as vozes marcam presença na esmagadora maioria dos temas, com Verity Susman a demonstrar um notório crescimento enquanto cantora e letrista. Os primeiros sinais desta maior acessibildade são logo dados na entrada com "The Greater Times" e confirmados logo de seguida em "To The East", o encantador single de avanço de No Shouts que deveria (e merecia) ser um hit radiofónico se ainda houvesse algum critério nas playlists das rádios.
Mesmo sendo a maior utilização da voz a "novidade" mais evidente de No Shouts, os momentos mais desafiantes encontramo-los em temas instrumentais (ou quase): primeiro em "Between The Wolf And The Dog", ainda assim com um discreto recurso à voz, e mais adiante em "Five", dois temas em que os riffs insidiosos e a bateria galopante provocam um estado de transe no ouvinte, da primeira à última nota. Além de contrastarem com a candura dominante no disco, estes dois temas estão também a milhas de distância do universo Stereolab com que as Electrelane são frequentemente conotadas.
Em suma, pode dizer-se que Axes tem aqui um digno sucessor que, sem surpreender sobremaneira, não irá concerteza alienar a base sólida de fãs e poderá até trazer novas conquistas ao mundo das Electrelane.

4 comentários:

Strumer disse...

Comigo este album conseguiu conquistar mais um fã para as electrelane.;) Os anteriores albuns não me conquistaram, nem o referido axes! no entanto, graças a este novo album, estou disposto a dar uma nova oportunidade a discografia destas meninas..;)

cumprimentos

extravaganza disse...

E pronto, estão confirmadas para Paredes de Coura... :)

M.A. disse...

Já vi que sim. Depois dos Spoon, as Electrelane... vou passar todos os dias no teu blogue à espera de encontrar notícias boas como estas :)

joao disse...

#9 five e espectacular, de longe a melhor do disco.
as electrelane sao famosas. ate ja foram capa da wire. eu sou fa desde sempre e ate agora nunca falharam