"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Singles Bar #84









TEENAGE FANCLUB
Everything Flows
[Paperhouse, 1990]




Suponho que já alguma vez tenham sido desafiados a eleger a vossa música preferida de sempre. Das vezes que me aconteceu, a resposta tem sido variável, até no espaço de apenas alguns dias, entre títulos como "Eleanor Rigby", "God Only Knows", "Thirteen", "How Soon Is Now?", ou "Everything Flows". Quando me perguntam o porquê de, no meio de canções de autênticas instituições pop/rock (vá, os Big Star não tanto quanto isso, embora injustamente), incluir uma de uma banda simpática mas confinada ao reduto indie, costumo responder que os Teenage Fanclub são simplesmente uma das minhas bandas favoritas, e uma das mais determinantes naquele período entre a adolescência e a idade adulta em que definimos o nosso "rumo" musical. Acresce ainda que se trata do seu primeiro single, algo que em tempos melhores que estes poderia ser motivo de paixão instantânea com quase certezas de amor duradouro.

Curiosamente, "Everything Flows" até nem se caracteriza pelas luminosidade power-pop que fez dos Teenage Fanclub (TFC) um dos paradigmas do indie de noventas. Frescos da curta experiência jangle/pós-C86 dos Boy Hairdressers, estes rapazes de Glasgow andavam fascinados com as possibilidades sónicas do american underground, em particular dos Dinosaur Jr.. Não é à toa que costumo dizer que, por aqueles dias, não haveria banda no planeta que partilhasse tanto em espírito com os Nirvana como os TFC (afirmação controversa, eu sei, mas vão ouvir ambos e comparem com os hard-rockers de Seattle que a indústria vos vendeu a coberto de um rótulo e depois digam qualquer coisa). Do que atrás foi dito, subentende-se que "Everything Flows" é um tema no qual as guitarras não se envergonham, surgem ruidosas e distorcidas, embora num ritmo arrastado mas que não enjeita a melodia. A letra, cantada por Norman Blake no mesmo tom negligente e distanciado de J Mascis, exprime, tal como era hábito neste, um certo ennui juvenil que muito terá contribuído para a minha empatia imediata. Se já se percebeu que, neste ponto, os TFC não demonstravam ainda as inclinações beatlescas posteriores, nem tão pouco a devoção pelos Big Star, convém esclarecer que já se pressentia a queda para as cavalgadas de electricidade de Neil Young com os Crazy Horse. E o ilustre cidadão do estado canadiano lá está, revisitado numa versão de "Don't Cry No Tears", por sinal muito semelhante ao tema principal do single. O alinhamento compreende mais um par de temas: o bem-disposto "Primary Education", em registo lo-fi e com contaminações folk, que se dissolve numa enxurrada de pa-pa-pas infantilóides; e o curioso "Speeder", um instrumental de guitarra árida e caixa de ritmos que é objecto estranho - no bom sentido - no reportório dos TFC.

Everything Flows by Teenage Fanclub on Grooveshark

Speeeder by Teenage Fanclub on Grooveshark

Sem comentários: