"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 18 de março de 2013

R.I.P.



JASON MOLINA
[1973-2013]

Morreu no passado sábado, dia 16, Jason Molina, um dos intérpretes e compositores mais aclamados dos universos alt-country e americana que, desde há mais de década e meia, mudou a forma de encarar a música de raíz norte-americana por parte de um público melómano "adulto". A causa oficial da morte é uma falha múltipla de órgãos, derivada do consumo excessivo de álcool, problema que era também a causa de um estado de saúde debilitada que durava pelo menos desde 2009, data a partir da qual entrou em absoluta inactividade musical.

Depois de uma juventude passada como baixista em várias bandas heavy metal que não fizeram história, Jason Molina deu-se a conhecer ao mundo em meados de noventas, quando lançou o primeiro registo como Songs: Ohia. O projecto consistia apenas no próprio, com os músicos que o acompanhavam a variar em cada um da dezena de álbuns e a miríade de outros formatos que lançou sob esse nome. A música, sombria mas profusamente melódica, versava muitas vezes sobre a condição da classe trabalhadora, sem deixar de lado um forte cunho pessoal. Foi muitas vezes alvo de comparações com as mil e uma reencarnações de Will Oldham, apesar de a música dos Songs: Ohia aspirar a algo mais grandioso, por vezes com uma aura quase épica. Depois de um trio de álbuns em nome próprio, formou os Magnolia Electric Co., estes já uma banda de pleno direito que foi buscar o nome ao título do último registo como Songs: Ohia. Nesta condição lançou uma mão cheia de trabalhos, incluindo um álbum ao vivo e um boxset. Curiosamente, apesar de concebida por um colectivo, a música caracterizava-se agora por uma maior simplicidade e um maior apego às raízes. O último registo dos MEC foi Josephine (2009), um disco soberbo na sua pureza descarnada, marca registada de Steve Albini, responsável ainda pela gravação de muitos outros discos de Molina numa bem sucedida e longa parceria. Do mesmo ano data Molina & Johnson, álbum conjunto com Will Johnson, membro dos texanos Centro-matic, que acabaria por ser o último trabalho com a voz e as estranhas afinações de guitarra de Jason Molina.

Farewell Transmission by Songs: Ohia on Grooveshark
[Secretly Canadian, 2003] 

The Handing Down by Magnolia Electric Co on Grooveshark
[Secretly Canadian, 2009]

Sem comentários: