"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 17 de março de 2013

Good cover versions #73












SHOP ASSISTANTS _ "Train From Kansas City" [Chrysalis, 1986]
[Original: The Shangri-Las (1965)] 

Train From Kansas City by Shop Assistants on Grooveshark

Sem carreira com a longevidade de uns Primal Scream, The Wedding Present, ou The Pastels, os escoceses Shop Assistants nunca obtiveram o reconhecimento daquelas bandas, também "lançadas" pela lendária C86. No entanto, o que lhes falta em visibilidade pública sobra-lhes em influência no espectro indie de oitentas para cá, em particular no sector norte-americano. Se no passado os Black Tambourine ou os Velocity Girl não disfarçavam a reverência, hoje são incontáveis as bandas que lhes reclamam a herança, com especial destaque para as Dum Dum Girls e as Vivian Girls. A receita dos Shop Assistants é simples, embora relativamente pioneira, ao procurar a inspiração nos girl-groups de sessentas.

Não surpreende então que, no alinhamento do seu único álbum, tenham incluído uma versão de um original das Shangri-Las, banda que, a par das Ronettes, tem sido matéria de estudo a gerações de jovens indie respeitadores da pureza pop. Na releitura dos Shop Assistants, "Train From Kansas City" é fiel à estrutura do original, embora reflicta as marcas identitárias da nação indie-pop de então. Esta reactualização é notória na guitarra noisy e jangly de David Keegan, único elemento masculino do quarteto e mentor da coisa, e também na ligeira aceleração devedora do espírito dos Ramones, também estes um bando de geeks obcecados pelas mesmas sonoridades dos sixties. Uma nota de registo ainda para a voz de Alex Taylor, que não esconde um certo tom provocatório, por contraponto à inocência juvenil das manas Betty e Mary Weiss no original.

Sem comentários: