"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Singles Bar #79














DINOSAUR JR.
Freak Scene
[SST, 1988]





Embora relativamente mais novos que aqueles, consta que os Dinosaur Jr. terão tido uma influência determinante na abordagem mais pop à ruideira seguida pelos Sonic Youth de finais de oitentas, colectivo até aí mais dado ao experimentalismo. Apesar de as vendas dos discos não o reflectirem, por alturas do terceiro álbum já os Dinosaur Jr. eram uma banda com créditos firmados na "cena alternativa" norte-americana. Faltava apenas o tema definitivo, aquele que asseguraria a imortalidade rock, que acabou por aparecer logo na abertura de Bug, esse mesmo terceiro longa-duração registado com o três membros da banda e rota de colisão.

Para qualquer observador moderadamente atento das movimentações e tendências indie, "Freak Scene" é, inequivocamente, um marco naquele universo, um paradigma pelo qual toda a produção subsequente se haveria de guiar. Do jangle-pop já algo estafado, os My Bloody Valentine retirariam daqui ensinamentos que fariam deles obreiros da canção pop servida pelo ruído. Na dinâmica quiet-loud-quiet os Nirvana colheram a matriz para um tema que haveria de mudar irreversivelmente a face da música pop/rock. Atente-se ainda no momento da letra em que J Mascis, com o seu tom alheado de sempre, pronuncia algo como "Just don't let me fuck up, will you / 'cause when I need a friend it's still you", assumindo já o mesmo ennui juvenil ao qual Kurt Cobain daria voz para toda uma geração. Guitarrista de dotes acima na média nos meandros indie, Mascis não tem também qualquer temor em espalhar pequenos solos pelos três minutos e meio de duração de "Freak Scene". Esta prática, até aí olhada de lado neste meio, haveria de se tornar imagem de marca dos Dinosaur Jr., tendo, igualmente forte impacto nos Teenage Fanclub mais ruidosos dos primórdios. Num single que representa na perfeição os gostos e influências de Mascis da altura, o lado B reserva-nos a sensibilidade folky daquele que se assumia cada vez mais como o líder algo contestado dos Dinosaur Jr.. Com inflexões ao country-rock dos Byrds, "Keep The Glove" não enjeita, porém, na sua parte final, um delírio de distorção a piscar o olho à psicadelia.


Sem comentários: