"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

R.I.P.



RAVI SHANKAR
[1920-2012]

Morreu ontem na Califórnia, onde se tinha estabelecido há muito, o músico e compositor indiano Ravi Shankar, provavelmente o mais notabilizado executante da sitar, instrumento tradicional do seu país natal.

O contacto com o grande público terá ocorrido por via dos Beatles, e em particular através de George Harrison e do seu interesse pela cultura e as ragas indianas. Shankar chegou a ser professor deste, acabando, por via indirecta, por ter um forte contributo na parte mais importante da discografia dos fab four. Antes, porém, já era um músico rodado no ocidente, um verdadeiro embaixador da música e culturas indianas e, por conseguinte, das chamadas "músicas do mundo" décadas antes dos fusionismos para consumo burguês. Dono de uma técnica apurada, apreendida com os grandes da sitar, Shankar era comparado, mesmo fora do seu meio, aos mais reconhecidos guitarristas rock. Nas últimas quatro décadas, imiscui-se no mundo da música erudita, em concertos e discos de colaboração que ajudaram, uma vez mais, a propagar a música indiana fora do contexto da world music.

Ragas In Minor Scale by Ravi Shankar & Philip Glass on Grooveshark
[Atlantic,1990]

Raga Hamsadhwani by Ravi Shankar on Grooveshark
[World Pacific, 1964]

Sem comentários: