"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

R.I.P.



FONTELLA BASS
[1940-2012]

Em época de festividades, chega-nos a triste notícia da morte (ontem) de Fontella Bass, na sequência de complicações decorrentes de um ataque cardíaco há algumas semanas. Tinha 72 anos, os últimos dos quais já com uma saúde debilitada.

Não obstante a sua escassa obra discográfica, Fontella protagonizou um dos maiores sucessos da Chess Records, quando esta editora decidiu variar o seu catálogo assente no rock'n'roll e nos blues e apostar nas emergentes vozes soul femininas. Fala-vos de "Rescue Me", tema por si co-escrito (faceta rara nas cantoras de então) e gravado em 1965, e muitas vezes, erroneamente, confundido com um um hit da "diva" Aretha Franklin. Meses antes, já experimentara o sabor do sucesso com "Don't Mess Up A Good Thing", dueto com Bobby McClure. Até final de sessentas, gravaria outros temas com sucesso moderado, mas sem nunca atingir os níveis de reconhecimento daquele par de singles iniciais. Entre eles, os mais bem recebidos foram "I Can't Rest" e "Recovery", ambos de 1966. Ao desquite com a Chess, derivado de discussões autorais e divisão de royalties, seguiu-se um período de obscuridade que se prolongaria até esta data. Data de inícios de setentas um par discos, infelizmente negligenciados, com o Art Ensemble of Chicago, que assinalam a entrada de Fontella no mundo do jazz. Foi neste combo que conheceu Lester Bowie, com quem viria a casar e a gravar no início da década de 1980. As últimas gravações que se conhecem datam de 2007, com a participação vocal num par de temas da Cinematic Orchestra, repetição de idêntica colaboração com este colectivo britânico cinco anos antes.

 
"Rescue Me" [live @ Shindig!, 06.11.1965]

Sem comentários: