"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sweety sweet
















Lá mais para o fim da Primavera, e se tudo correr conforme o previsto, no espaço de uma semana, espero cruzar-me duas vezes com  os Spiritualized, uma das bandas de estimação cá da casa. Será uma espécie de desforra pela longa espera pelo primeiro encontro, ocorrido ainda não há quatro anos. Na altura, o revitalizado Jason "Spaceman" Pierce já trará para o palco algumas das canções de Sweet Heart Sweet Light, o novo disco agendado para dentro de um mês exacto. É já o sétimo álbum desde o corte de relações com Peter "Sonic Boom" Kember, que ditou o inevitável fim dos Spacemen 3, e tal como a editora que o lança no mercado (Double Six, nova subsidiária da Domino Records), promete agitar as águas neste ano de 2012.

Se o anterior e mui recomendável Songs In A&E (2008) se baseava na experiência de proximidade da morte do seu autor, Sweet Heart... recolhe inspiração nas vivências da rodagem pelos palcos da totalidade de Ladies And Gentlemen We Are Floating In Space (1997), o clássico da expiação da dor-de-corno que perdura como a obra maestra de Pierce. Por outro lado, e segundo o próprio, o novo disco resulta também de uma dieta musical centrada em The Beach Boys e Dennis Wilson, pelo que é de esperar um trabalho de uma maior leveza do que o habitual. Algo compreensível, agora que Pierce parece ter ultrapassado alguns graves problemas pessoais que, desde a estreia nas lidas musicais ainda adolescente, se reflectiam na música. Não faltarão, contudo, as habituais canções de súplica ao divino, tais como esta já apresentada em locais como, por exemplo, uma igreja irlandesa:

"So Long You Pretty Things" - live, 04/12/2011

1 comentário:

O Puto disse...

Se as igrejas tivessem música assim, ia muito mais vezes à missa.