"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

R.I.P.


MIKE KELLEY
[1954-2012]

Morreu, presumivelmente ontem, Mike Kelley, artista pluridisciplinar e percussionista da formação original dos Destroy All Monsters (DAM). Ainda oficiosamente, julga-se que tenha cometido suicídio. 

Com os DAM, nascidos na Detroit em chamas depois da passagem dos MC5 e The Stooges e activos entre meados da década de 1970 e da de 1980, Kelley ajudou a trilhar caminho tanto para o punk como para o noise. Contudo, a orientação musical da banda, muito dada a experimentação e à performance, abarcava muitas outras linguagens para se circunscrever  apenas a esses dois "géneros". Em nome próprio, deixou gravado um par de álbuns hoje perdido na obscuridade. A vida pós-DAM foi essencialmente dedicada a uma vasta gama de disciplinas artísticas, das artes gráficas às artes plásticas, passando pela arte performativa, sempre com uma abordagem pouco ortodoxa. Por exemplo, são dele os "bonecos" que ilustram o artwork do álbum Dirty, dos Sonic Youth.

Destroy All Monsters _ "You're Gonna Die" [IDBI, 1978]

Sem comentários: