"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Contra a parede
















Quando foram apresentados ao mundo, os A Place To Bury Strangers vinham rotulados de "banda mais ruidosa de Nova Iorque", algo a que o trio, com sucesso, tentou provar no par de álbuns em cadastro. Ao vivo, então, o assalto sónico é de tal magnitude que nos faria querer fugir para um abrigo se por acaso não estivêssemos enredados numa espécie de transe estático. Nos genes têm os incontornáveis Mary Chain, porém com um certo sentir "gótico", e envoltos num manto difuso, evocam tanto os Sisters of Mercy dos primórdios, como os Love and Rockets.

Antes de darem à estampa o terceiro atentado decibélico, os APTBS vão experimentado algumas evoluções sonoras. Um tubo de ensaio é Onwards To The Wall, o novíssimo EP de cinco temas que só parcialmente corresponde aos pergaminhos dos seus autores. Mantendo as premissas dos trabalhos anteriores, a dupla inicial de temas abre as melhores perspectivas, trazendo ainda à liça a propulsão kraut que antes estava mais dissimulada. A porca torce o rabo no tema-título, demasiado próximo do negrume estudado de uns tais She Wants Revenge para fazer soar sinais de alarme. Mais dado às cavalgadas monstruosas sob denso nevoeiro, o par restante de temas é típico APTBS que quase nos faz perdoar tal pecado.

"So Far Away" [Dead Oceans, 2012]

Sem comentários: