"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

R.I.P.


DAVY JONES
[1945-2012]

Morreu hoje, vítima de ataque cardíaco, Davy Jones, vocalista e guitarrista britânico dos norte-americanos The Monkees, autêntico fenómeno pop extremamente popular junto do público adolescente em meados da década de 1960. Foi também actor e músico a solo, actividades que intercalou com os vários regressos da banda que lhe deu a fama.

Ideia dos realizadores Bob Rafelson e Bert Schneider, os Monkees poderão ser vistos como a primeira boy-band. O intuito inicial da sua formação era contrariar o alastrar nos Estados Unidos da chamada British Invasion, e em particular dos Beatles. Aliás, consta até que tenha sido o filme A Hard Day's Night que tenha estado na base da ideia da dupla criadora. Promovidos, entre 1966 e 1968, por um programa de televisão com o nome da própria banda, os Monkees acabariam por se tornar autênticos campeões de vendas, rivalizando, inclusive, com os próprios fab four.

Porém, da sua obra musical, interessa sobretudo reter aquela que surgiu posteriormente à aventura televisiva. É nesta fase que a música da banda ganha "seriedade", embarcando no espírito aventureiro da época. É também nesta fase que sobressai como escritor de canções o guitarrista Michael Nesmith, autor de quase todos os temas à excepção daqueles que eram encomendados a consagrados compositores. Como qualquer banda daquela era, os Monkees foram também tocados pelo espírito do psicadelismo, tal como tão bem se exemplifica no delirante filme Head e respectiva banda sonora. Do dito, recordemos, não sem algum assombro, o tema principal, saído da pena da dupla Gerry Goffin e Carole King.

"Porpoise Song (Theme From Head)" [Colgems, 1968]

Sem comentários: