"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Good cover versions #62
















HAPPY MONDAYS _ "Step On" [Factory, 1990]
[Original: John Kongos, como "He's Gonna Step On You Again" (1971)]

Do grupo dos principais países de expressão inglesa, a África do Sul será aquele que tem menor visibilidade em termos de sucessos musicais à escala global, o que constitui um paradoxo com a riqueza musical do continente africano. A tal facto não será alheio o (demasiado) longo período que o país viveu sob o jugo do apartheid, que redundaria num quase total isolamento do resto do mundo. Contudo, aquele que deverá ser o maior hit da pop sul-africana data precisamente do apogeu desse regime tenebroso. Pertence a John Kongos, um músico (branco) que, em inícios de setentas arrecadou alguma notoriedade nas principais tabelas de vendas, sobretudo graças a "He's Gonna Step On You Again", um tema a meio caminho entre as guitarradas pré-glam típicas da época e a herança musical africana. Esta última característica está bem patente nos loops de fitas pré-gravadas com batidas tribais, um truque de gravação raro à época mas não totalmente inédito.

Há muito afastado dos holofotes, Kongos não esperaria, de todo, ser trazido à ordem do dia em pleno fervor Madchester, muito menos pela mão dos Happy Mondays, a banda paradigmática do hedonismo que assolou aquela cidade britânica na viragem dos oitentas para noventas. Como alunos mal comportados que foram, os Mondays não poderiam deixar de subverter o tema original, logo a começar pelo encurtamento do título. Shaun Ryder, o folião-mor, fez questão de "enriquecer" a letra com aquele calão tão peculiar que só ele próprio - e um ou outro compincha de "fumos" - entende. O resto fica a cargo da máquina rítmica da banda, tão eficaz que se apoderou de "Step On" e fez dela uma canção completamente nova. Inicialmente pensada para integrar uma compilação comemorativa do 40.º aniversário da editora Elektra, a versão foi trocada pela banda, que pressentiu o seu potencial, por uma do tema "Tokoloshe Man" (também original de Kongos). Neste raro momento de lucidez, os Mondays deram, eventualmente, o passo mais acertado na gestão da sua caótica carreira.


1 comentário:

O Puto disse...

Só soube que era uma versão uns anos depois de conhecer a música. É, sem dúvida, uma excelente versão. Outra coisa que reparei é que os Happy Mondays fizeram algumas versões, algumas delas como singles.