"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dee Dee só em sonhos
















Foto: Shawn Brackbill

Kristin Gundred, a rapariga que gosta de ser tratada por Dee Dee Penny, deve ser daquelas que passam o tempo de mangas arregaçadas. No último ano e meio já nos deu um álbum e um EP das suas Dum Dum Girls, ambos merecedores de aprovação com louvor no difícil teste apriskieniano. Recentemente, juntou-se à líder dos Tamaryn sob a designação designação Les Demoniaques, projecto do qual se desconhecem planos futuros, mas que já nos presenteou com uma soberba versão de um tema dos Mary Chain, banda do coração de ambas as moças.

Neste ritmo imparável, anuncia-se já novo álbum com as Dum Dum Girls para finais de Setembro. Chama-se Only In Dreams e parece querer aprofundar a exploração da veia grandiloquente que já aflorava no anterior EP, à mistura com as heranças dos girl groups de sessentas e da geração C86 que nortearam os primeiros passos da banda. Pelo menos é que nos leva a crer o primeiro avanço, um tema com uma duração muito acima do que é normal nestas garotas e que consiste numa balada com um ar de gravidade - diria mesmo de assombração - que contrasta com as canções sobre assuntos mundanos do passado. A razão para tal, diz a autora, é a sua concepção no período que se seguiu à morte da mãe. Este acontecimento parece também ter tido a sua influência na fabulosa imagem da capa. Como poderão constatar pela audição, a performance vocal não disfarça ecos de uma Siouxsie Sioux, e até de uma Chrissie Hynde. A primeira mais presente no timbre, a última mais no espírito.


"Coming Down" [Sub Pop, 2011]

2 comentários:

Gravilha disse...

muito bom, a fazer crescer agua na boca. além dos ecos de que falas pairam também fantasmas mazzy star.
abraço,

strange quark disse...

Good, indeed. Mais pomposo, inclusivamente, sem ser gorduroso.