"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 3 de março de 2011

Higher and higher
















Foto: Tyson Wirtzfield

Tenho um palpite de que já falta pouco para que se inicie a triagem de bandas na recente avalanche revivalista da fuzz-pop com travo sixties. Neste, como em todos os anteriores "movimentos" pop, o tempo encarrega-se, mais cedo ou mais tarde, de separar o essencial do assessório. Naquele primeiro grupo, o das figuras de proa, estou certo, estará Dee Dee Penny, ideóloga das esbeltas Dum Dum Girls. Não só pelas gemas de valor acrescentado com que preencheu o álbum debute do ano passado, como pelo work in progress que tem revelado desde as primeiras gravações sob aquele epíteto, ainda em solitário.

Seguindo pela via evolutiva, mas não necessariamente descaracterizadora, Dee Dee y sus muchachas acabam de deitar cá para forma um novo EP. Composto por quatro temas, He Gets Me High foi mais uma vez produzido por Richard Gottehrer (autor do clássico "My Boyfriends Back") em colaboração com a própria Dee Dee e Sune Rose Wagner, da dupla The Raveonettes. No inaugural "Wrong Feels Right" que, com alguma saudade, nos faz lembrar os primeiros The Long Blondes, antes do espalhanço ao segundo disco, nota-se logo que houve uma intenção clara de "limpar" o som. Neste tema, são de reter o sentido pop apurado e o indisfarçável sex appeal da intérprete.  O tema-título, que deve ter deixado o maridinho embevecido, é DDG canónico, ou seja, puro girly-pop sessentista com um pitada surfy. "Take Care Of My Baby" segue na mesma linha, embora em registo balada capaz de ombrear com as de moças de outras eras. Para o final, a cereja no topo do bolo por via de uma corajosa versão de certo e determinado tema que roça já os limites do sagrado. Reverente ao original, mas simultaneamente com um forte cunho pessoal, não só é a melhor reinterpretação do dito que me ocorre, como uma das melhores do extenso rol de covers de originais daquele agrupamento. Ora oiçam:


"There Is A Light That Never Goes Out" [Sub Pop, 2011]

Sem comentários: