"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 24 de março de 2011

Good cover versions #51












MARINE GIRLS _ "Fever" [Cherry Red, 1983]
[Original: Peggy Lee (1958)]



Na realidade, "Fever" foi interpretada pela primeira vez em 1956, na voz de Little Willie John. No entanto, a versão definitiva seria gravada dois anos mais tarde por Peggy Lee, agora com uma letra alterada/acrescentada pela própria. É um tema arrumado na secção vocal e mais ligeira do jazz, muito em voga à época. De então para cá, "Fever" tornou-se alvo de uma miríade de versões, na sua esmagadora maioria por artistas femininas. Mas é interpretada por Peggy Lee que é mais conhecida, um autêntico standard frequentemente associado ao acto de tirar a roupa perante o olhar alheio.

Trio feminino atípico no período pós-punk, as Marine Girls foram a primeira banda de Tracey Thorn, a cantora que faria fama nos Everything But the Girl. A sua música, marcada por um encantador amadorismo e reduzida aos serviços mínimos, mas profundamente harmoniosa, acabaria por ter um papel pioneiro para a criação de uma linguagem twee-pop. Por inerência, e embora bastante fiel à "original", a sua versão de "Fever" é talvez a mais ingénua de todas e, obviamente, aquela com menor carga sexual associada.

Sem comentários: