"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Filhos de um Ford Mustang

Nascidos em 1990, na cidade inglesa de Oxford, os Swervedriver espalharam as suas melodias espiraladas por toda a década passada. Devido à data de nascimento, ao gosto pela distorção, e à ligação contratual à Creation Records, foram precipitadamente catalogados de shoegazers. No entanto, nas suas canções reveladoras de um invulgar fascínio por automóveis, denotavam claras afinidades com o espírito mais libertário do rock'n'roll, conforme professado por gente como The Stooges, MC5, Sonic Youth, Dinosaur Jr., ou Spacemen 3.
Este ano, quase uma década volvida desde a primeira morte, os Swervedriver voltaram ao activo para uma digressão por terras do Tio Sam, onde sempre tiveram maior acolhimento do que na pátria. Para assinalar este aplaudido regresso, a editora Hi-Speed Soul Records prepara, para inícios do ano que vem, um aliciante pacote de reedições que inclui os três discos gravados pelos Swervedriver para o selo de Alan McGee, remasterizados e expandidos. A saber: Raise(1991), Mezcal Head (1993), e Ejector Seat Reservation (1995).
Para recordar - ou descobrir - deixo-vos aquele que foi, à data, o promissor primeiro single. destes antepassados dos BRMC.

"Son Of Mustang Ford" [Creation, 1990]

4 comentários:

eduardo disse...

está-se mesmo a ver que estas reedições vão incluir os eps que eu não tenho.
Os 2 primeiros são muito bons mas o "Ejector" é fraquinho...

O Puto disse...

No seguimento de mencionares esse certo estigma shoegazing em algumas bandas da Creation nos inícios dos 90's, lembrei-me logo dos Adorable, que apenas queriam dar seguimento ao trabalho dos Echo & The Bunnymen. Abraço.

Shumway disse...

Como disse o Eduardo, os 2 primeiros são mesmo muito bons.

Abraço

M.A. disse...

Os dois primeiros são, de facto, os melhores. Como não os tenho em nenhum formato "oficial", sou bem capaz de adquirir estas reedições. Vamos esperar para saber qual é o preço...

No caso dos Adorable, as semelhanças com os Bunnymen são notórias tanto na sonoridade como voz. O rótulo shoegazer terá ficado dever-se ao "efeito Sunshine Smile"

Abraços