"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 28 de outubro de 2008

20 anos de motins adolescentes


















SONIC YOUTH
Daydream Nation [Enigma/Blast First, 1988]

Cumprem-se neste mês os vinte anos da edição original de Daydream Nation, o quinto álbum de estúdio dos Sonic Youth (SY), marca indelével em toda a produção dita alternativa subsequente, tanto em solo norte-americano, como além-fronteiras.
Último suspiro da No Wave nova-iorquina, os SY souberam, nos diversos registos editados durante a década de 1980, gerir uma aproximação gradual ao centro, sem nunca descurar o público que se movia nas franjas da música popular. Resultante desse work in progress, e com o caminho desbravado por bandas como Dinosaur Jr. e Hüsker Dü, Daydream Nation é a afirmação definitiva da marca-registada SY, uma amálgama dinâmica de diferentes linguagens e sensibilidades: melodias cativantes de indie pop ("Teen Age Riot", "Candle"), fúria punk-noise ("Silver Rock"), ou experimentalismo puro ("Providence").
Ao longo de 70 minutos - duração pouco usual em discos do "género" -, por entre citações literárias que vão dos omnipresentes poetas beat a autores sci-fi como William Gibson, o quarteto insinua o dealbar de uma nova geração, uma nova América Sónica. Contrariando os mais cépticos, três anos volvidos, o eclodir do teen spirit nas ondas da rádio confirmava a profecia...

"Teen Age Riot"

3 comentários:

Joe disse...

Continua provavelmente a ser o meu preferido da seita sónica, e um dos discos que mais contribuiu para alargar os meus horizontes musicais. E ainda por cima tem aquela capa fora de série.
Incontornável.

Shumway disse...

Faço minhas as palavras do Joe.

Abraço

O Puto disse...

Provavelmente o disco deles que mais roça a perfeição, sendo, por isso, um dos meus predilectos (o lugar cimeiro vai para "Goo"). Abraço!