"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

10 anos é muito tempo #10


















SILVER JEWS
American Water [Drag City/Domino, 1998]

"In 1984 I was hospitalized for approaching perfection
Slowly screwing my way across Europe, they had to make a correction."
- in
"Random Rules"

Em 1998, American Water assinalou o regresso de Stephen Malkmus ao convívio com David Berman, com o qual tinha iniciado a aventura Silver Jews quase dez anos antes. Por ironia, este acabaria por ser o disco da afirmação dos Silver Jews como o catalisador da poesia oblíqua de Berman. Até então, eram entendidos como o projecto paralelo dos Pavement.
American Water é obra de difícil catalogação, capaz de conquistar tipos de público supostamente afastados: desde os devotos de Townes Van Zandt e Johnny Cash, aos consumidores de indie rock mais empedernidos. Em termos líricos, Berman optou desta feita por dar alguma trégua aos assuntos pessoais, preferindo discorrer como observador errático das maleitas da sociedade americana. As tiradas, muitas vezes ambíguas, são incisivas, quase cáusticas.
Provavelmente, a característica que mais seduz em American Water, e o torna uma obra-mestra intemporal, é a sua capacidade de se adaptar ao ouvinte nas mais diversas situações, horas do dia, ou estações do ano. Para isso, muito contribuirá o não rotundo às convenções estilísticas. Oiça-se em paralelo com Terror Twilight (1999), o menosprezado último suspiro dos citados Pavement.

2 comentários:

O Puto disse...

Tenho este álbum em cassete, e cheguei até ele através dos Pavement. A ver se o adquiro em CD. Também concordo que o excelente "Terror Twilight" é menosprezado. Abraço.

Shumway disse...

Já o afirmaste...obra-prima intemporal.

Abraço